jueves, 2 de julio de 2009

Bs As 2009 DONA LECHE MATERNA

Julio 2009

Hola, dentro de esta pandemia debemos saber que los servicios de neonatología estan repletos y mayor es la demanda de leche materna, la situación crítica del país agrava temporariamente el aumento de la necesidad de más cantidad de donantes de leche materna, avisa al grupo de apoyo más cercano si tenés excedente hay muchos bebés que se salvan con un poquito de tu aporte.

La leche frezzada la puede acercar otra persona y los datos y consultas se pueden dar por teléfono que figuran en los laterales de este blog.


Gracias
Dra Patricia Barrios Skrok
Consulta tu grupo de apoyo cercano en
www.galamargentina.blogspot.com






Bajarlo de
http://www.corumba.ms.gov.br/modules/xcgal/displayimage.php?pid=1974&fullsize=1


Doação de leite humano pode salvar vidas - 25/01/07

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a rede bancos de leite humano brasileira a mais complexa, a de menor custo e aquela com maior rigor no controle da coleta. O país dispõe de 187 unidades em todos os estados e no Distrito Federal. Mesmo assim, ainda é necessário aumentar a coleta no país em torno de 40% a 50%, para atender todas as crianças que necessitam do leite. Para ampliar as doações, o Ministério da Saúde promove uma campanha para incentivar as mães a doarem leite.

Segundo o coordenador da Rede Nacional de Bancos de Leite Humano, João Aprígio, no período que vai de dezembro a março, devido às férias, tende a haver, na média nacional, uma queda de aproximadamente 60% na coleta. João Aprígio explica que a redução ocorre tanto pelas viagens quanto pela mudança na rotina das mães. “Nesta época, durante as férias escolares, se a mãe tem outros filhos crescem os afazeres em casa, o que pode contribuir para diminuir as doações”, observa.

O leite humano doado atende às necessidades de bebês prematuros, com baixo peso ou que, por algum motivo, estejam internados em uma unidade de terapia intensiva (UTI). “Além de alimento, o leite materno reúne várias substâncias essenciais, como imunobiológicos, que facilitam a recuperação do bebê”, diz João Aprígio.

Qualquer mãe em condições de amamentar o filho pode doar leite. Deve-se enfatizar que a doação não traz prejuízo para a mãe ou para o bebê, porque não reduz a produção. Pelo contrário. Quando a mulher amamenta seu bebê ou retira o leite para a doação, este processo estimula a produção da glândula mamária.

O processo de doação de leite humano funciona de maneira bastante simples. A lactante entra em contato com o banco em sua cidade. Ela recebe um frasco esterilizado no qual depositará o leite. Após isso, deverá pôr o frasco no congelador ou no freezer e aguardar que uma equipe vá à sua casa recolher a doação. As mães podem se informar sobre a coleta no portal da Rede Nacional de Bancos de Leite Humano (www.redeblh.fiocruz.br).

Em algumas cidades, os bancos de leite humano realizam parcerias com outros órgãos para receber o leite doado. No Distrito Federal e no Rio de Janeiro, o Corpo de Bombeiros vai até as casas das mães para recolher o leite e entregá-lo aos bancos. No Espírito Santo, esta tarefa fica por conta da Polícia Militar (PM) e em Teresina (PI), o recolhimento acontece por meio de uma colaboração com os carteiros. “A ajuda de todos estes grupos é fundamental para aumentar o volume de leite coletado”, elogia Aprígio. No Brasil, são coletados de 125 mil a 140 mil litros de leite humano anualmente.

O coordenador da Rede Nacional de Bancos de Leite Humano diz que o Ministério da Saúde trabalha para aumentar a coleta. Em 2006, foram inaugurados dez novos bancos. São Paulo é o estado com a maior rede – 54 unidades, entre bancos e postos de coleta. O Ministério da Saúde também garante o rigor no controle do material recebido. Após receber o leite, os bancos realizam um exame para verificar se não houve contaminação por algum microorganismo, como vírus ou bactéria.

Campanha estimula doação - Desde dezembro, o Ministério da Saúde intensifica uma campanha para incentivar as doações. "Doe Leite Materno. O seu leite pode ajudar a salvar a vida de um recém-nascido” é o slogan da mobilização, desenvolvida por meio da Rede Nacional de Bancos de Leite Humano.

A madrinha da campanha é a atriz Heloísa Périssé, que emprestou a sua imagem e a de seu bebê para ilustrar os 80 mil folhetos e os 20 mil cartazes distribuídos a todos os estados brasileiros, especificamente aos 27 centros estaduais de Referência em Bancos de Leite Humano, aos 187 bancos e aos 29 postos de coleta em funcionamento no país.

A campanha estimula as lactentes saudáveis a doar o excesso de leite do peito e orienta sobre os cuidados a serem tomados na hora de armazenar o leite, a técnica para a retirada e as formas de conservação e suas validades. (Fonte: Ministério da Saúde)
de http://www.corumba.ms.gov.br/modules/news/article.php?storyid=954